Os discursos revelam as verdadeiras intenções dos políticos?
Discursos políticos
O que ocorre na maioria das vezes é que não são os próprios candidatos que elaboram seus discursos, que nos faz concluir que os discursos não revelam as verdadeiras intenções dos políticos, pois não estão demonstrando suas reais intenções.
O objetivo do candidato é sempre, em todos os discursos, convencer o eleitor de que ele é o melhor político e melhor opção. E convenhamos que, todos os candidatos fazem discursos visando garantir a vitória nas eleições. E para que isso se cumpra, o político irá dizer tudo àquilo que os eleitores querem ouvir.
Os políticos precisam estudar e entender o assunto que ele está falando, para não correr o risco de se perder no “texto decorado” ou até mesmo gaguejar. A capacidade de oratória é uma grande vantagem para os candidatos, e é por isso que hoje em dia existem vários cursos onde se pode estudar e aprender esta prática.
Qualquer língua hoje de cultura tem um vocabulário bastante extenso, e é preciso que o falante, ao elaborar o seu discurso, faça uma escolha bastante cuidadosa, um ajuste fino, ou melhor, uma adequação. É preciso que o vocabulário seja adequado ao assunto, à situação, ao público que se pretende atingir e também à imagem que se quer criar. O que acontece, é que muitas vezes o vocabulário não está adequado ao público, e assim não garante a compressibilidade necessária.
Os eleitores da atualidade estão enjoados de ouvir sempre os mesmo discursos, as mesmas promessas e que muitas vezes não são cumpridas. Os políticos têm que ser mais verdadeiros e procurar entender que o real motivo de estarem ali se candidatando, é de que o país precisa de alguém que possa exercer o poder soberano, concedido pelo povo através do voto.