Discurso Político: apenas Encenação – Mais uma Ferramenta de Manipulação Social
Mais uma Ferramenta de Manipulação Social
Atividade da 13ª. Semana
Elabore uma Dissertação Argumentativa sobre:
Os discursos revelam as verdadeiras intenções dos políticos?
Polo São Paulo – Novembro de 2014
Discurso Político: apenas Encenação –
Mais uma Ferramenta de Manipulação Social
Acreditar em homens públicos é o mesmo que acreditar em Papai Noel. A política sempre funciona mal, o descalabro é evidente. A maioria dos políticos é corrupta. A bela capa da democracia oculta a exploração dos impostos e o sofrimento do povo sob a pressão do poder burocrático. “A sociedade divide-se cada vez mais em dois vastos campos opostos, em duas grandes classes diametralmente opostas: a burguesia e o proletariado”, trecho do Manifesto Comunista, de Karl Marx, datado de 21 de Fevereiro de 1848, sendo que a classe política é uma das mais bem privilegiadas nesse cenário social. Mudar para quê? Resta-lhes, então, a Encenação, que se revela tendenciosa e sectária aos olhos atentos de especialistas.
O que fazem os políticos em seus palanques, comícios e debates televisivos nada mais é do que uma Encenação, com textos muito bem trabalhados e estudados, com horas e horas de ensaio de suas performances em seus Debates e Propostas Eleitorais. Empresas de jornalismo político são contratadas para orientar-lhes e dirigir-lhes em suas apresentações e comentários públicos, além, é claro, de sua extensa equipe de logística. Noam Chomsky, em seu documento “Armas Silenciosas para Guerras Tranquilas”, desenvolveu a lista das “Dez Estratégias de Manipulação” dos princípios sociais e econômicos, de forma a atrair o apoio inconsciente dos meios de comunicação e de seu público eleitor.
Nessas dez estratégias de manipulação verifica-se a total ausência de oportunidade de interação dos reais interessados nas propostas efetivas para uma melhoria coletiva. Em seus discursos, os políticos abordam assuntos de sua futura gestão,