Dissertação sobre "Os discursos revelam as verdadeiras intenções dos políticos?"
O discurso objetiva apenas a conquista de votos, convencendo assim os eleitores, desacreditando outros candidatos adversários, com o simples objetivo de no final das eleições ser declarado vitorioso. Com isso, os candidatos falam o que pensão, o que querem, suas reais convicções ou apenas o que o eleitor quer ouvir, o que ele acredita?
A meta de um discurso, de um candidato é convencer, satisfazer, persuadir, tentar mostrar que entre todos os adversários ele é a melhor opção, pois quem melhor consegui se destacar no meio de todos, é quem tem mais chances de sair vitorioso no final de uma eleição. Sendo assim, ele aponta ideias, objetivos e convicções que podem ser distintos dos seus verdadeiros ideais.
Então, o que é observado em um discurso, é a verdade dita ou a explanação do candidato? A oratória desenvolvida, é sem dúvida, a maior aliada de um candidato, pois que domina a oratória, sabe defender e explicar melhor as suas ideias, debate com mais confiança e leva uma melhor clareza para quem está ouvindo. Cabe ressaltar, que está habilidade pode ser conquistada em um curso especializado, e não necessariamente precisa nascer com este dom.
Contudo, o político não demonstra as suas verdadeiras intenções em seus discursos, exceto se o que ele pensa e quer, seja compatível com o que os eleitores desejam, pois a retórica pode garantir a vitória ao final de uma eleição, em contrapartida um candidato que não demonstra uma boa oratória, não tem um bom discurso não alcança seu objetivo ao final da eleição.