Processo de produção coca cola
A cadeia de abastecimento corresponde ao conjunto de processos requeridos para obter materiais, agregar-lhes valor de acordo com concepção dos clientes e consumidores e disponibilizar os produtos para o lugar (onde) e para a data (quando) que os clientes e os consumidores desejarem. (BERTAGLIA, Paulo Roberto. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. São Paulo: Saraiva 2003)
O termo Logística, de acordo com o dicionário Aurélio, vem do Francês (logistique) e tem como uma de suas definições ‘’a parte da arte da guerra que trata do planejamento e da realização de: projeto e desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte, distribuição, reparação, manutenção e evacuação de material ( para fins operativos ou administrativos)’’.
Muito se fala a respeito da logística como sendo, atualmente a responsável pelo sucesso ou insucesso das organizações, porém o conceito sofreu evoluções importantes durante os últimos anos oque se pode perceber no mercado é que muito pouco se sabe sobre as atividades logísticas e que a cadeia de abastecimento integrada apresenta uma visão mais ampla do que conhecemos como cadeia logística, esta mais limitada à obtenção e movimentação de matérias e à distribuição física de produtos.
A cadeia de abastecimento pode ser dividida em planejamento, compras, produção e distribuição.
Segundo Paulo Roberto Bertaglia, estamos começando a viver a era da otimização da cadeia de abastecimento aliada à gestão do relacionamento com o cliente. E as empresas que não atentarem para essas iniciativas terão sérias dificuldades para sobreviver no mercado. O mercado se movimenta cada vez mais rapidamente e nem todas as empresas terão o privilégio de possuir líderes estrategistas, inovadores e visionários.
1 – AMBIENTE EXTERNO A cadeia de abastecimento integrada está vinculada a variáveis internas e externas que afetam a organização e aos diferentes modelos de negócio estabelecidos para os segmentos industriais ou para