Inovação em negocios
Em palestra realizada na UFSC, no CSE (Centro Socio-Economico), na ultima quarta feira do mês de outubro, na semana intitulada de semana acadêmica da administração (SAAD), pode-se apropriar de alguns conceitos que na respectiva palestra foram passados.
Todo mundo pode inovar.
Inovação geralmente se refere à renovação, alteração ou criação de processos mais eficazes, produtos ou maneiras de fazer as coisas.
Para as empresas, isso pode significar a implementação de novas idéias, criação de produtos dinâmicos ou melhorar os seus serviços existentes. A inovação pode ser um catalisador para o crescimento e sucesso do respectivo negócio e ajudá-lo a se adaptar e crescer no mercado.
Ser inovador não significa necessariamente inventar ou criar algo novo, a inovação pode significar a mudança de seu modelo de negócio e se adaptar a elas em seu ambiente para oferecer melhores produtos ou serviços. O sucesso da inovação deve ser uma parte interna da estratégia de negócios e visão estratégica, onde se cria um ambiente e se leva o pensamento inovador e resolução criativa de problemas.
Alguns temas são comuns quando o assunto é inovação, entre eles:
1. Realizar uma análise do ambiente de mercado, seus clientes desejos, necessidades e concorrentes. Estar aberto a novas idéias e estar preparado para se adaptar à mudanças.
2. Desenvolver um plano estratégico sensível que inclui a inovação como um processo-chave de negócios em toda a empresa.
3. Liderança em inovação. Treinar funcionários e capacitar o pensamento de forma inovadora de cima para baixo. Liderança inspiradora e motivação é o que impulsiona a inovação nos negócios.