Estratégias de negócios e de inovação
Estratégia empresarial ou de negócios tem foco no “como” uma empresa compete no seu negócio. Trata-se da análise dos pontos fortes e fracos e das oportunidades e ameaças relacionadas com o ambiente da empresa, direcionando todos os esforços e recursos para a execução dos objetivos estratégicos e visando alcançar determinados níveis de desempenho.
A estratégia de inovação determina em que medida e de que forma uma empresa a utiliza para executar a sua estratégia de negócios e melhorar o seu desempenho, exigindo recursos e talentos, avaliação da sua execução e desempenho e seu enquadramento no âmbito da missão, valores e objetivos estratégicos da empresa.
Definir uma estratégia de inovação requer equilíbrio de abordagens para garantir a eficiente alocação dos recursos e mudanças comportamentais, a fim de permitir que o programa de inovação se desenvolva e prospere, sem sucumbir aos obstáculos que muitas vezes surgem durante sua execução.
Uma das abordagens é a estratégia de inovação adotada por uma empresa inovadora que procura ser a primeira (first mover) a inovar no mercado com nova tecnologia, aplicação ou modelo de negócios. Empresas como Apple e Amazon são exemplos típicos dessa categoria.
Outra abordagem estratégica é a praticada por uma empresa (fast follower) que deseja evitar o alto risco e custos elevados de ser a primeira a inovar no mercado, mas mesmo assim conquistar clientes, seguindo rapidamente os passos das empresas líderes (first movers). A empresa Dell pertence a essa categoria.
Uma terceira abordagem é a estratégia adotada por empresas que conseguem criar nova tendência (trendsetter) mediante lançamento de tecnologia inovadora ou atributo indispensável no mercado. Para tanto, essas empresas têm que deter forte competência tecnológica, particularmente nas chamadas tecnologias “disruptivas”, ou seja, aquelas que podem revolucionar o mercado. IBM, Intel e Microsoft são exemplos de empresas que adotam essa