Relatório Trilho de ar
Realizamos em sala, um experimento para estudar o Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV) de um corpo que desliza através de um plano inclinado usando um trilho de ar, que apresenta de forma mais clara o estudo da dinâmica de sistemas. Com o objetivo de descobrir a gravidade local, no caso em questão, a cidade de Sorocaba, analisando então a relação entre as grandezas físicas: velocidade, espaço e tempo na situação proposta, a partir dos dados coletados foram elaborados gráficos para melhor compreensão do experimento, e comparação da aceleração teórica (9,8m/s²) com a obtida experimentalmente em aula.
A aceleração da reta para 8° é de 2,52m/s².
A aceleração da gravidade para 8° é de 17,41m/s².
A comparação da aceleração teórica com a experimental para 8° é de 77,54%.
1. Introdução
Para a compreensão deste experimento, devemos ter em mente que o experimento está ligado à Segunda Lei de Newton, a qual diz que um corpo em repouso necessita da aplicação de uma força para que possa se movimentar, e para que um corpo em movimento pare é necessária uma força contrária. Um corpo adquire velocidade e sentido de acordo com a intensidade da aplicação de uma força, ou seja, quanto maior a força, maior será a aceleração, logo, sua velocidade também será maior.
Velocidade
Na física, velocidade relaciona a variação da posição no espaço em relação ao tempo, ou seja, qual a distância percorrida por um corpo num determinado intervalo temporal. É uma grandeza vetorial, possuindo direção, sentido e módulo, sendo medida no SI em metros por segundo (m/s ou ms-1). Em geral, os símbolos da velocidade são v ou , o primeiro para a velocidade escalar e o segundo para o vetor velocidade. A variação da velocidade em relação ao tempo é a aceleração
Aceleração:
É a taxa de variação da velocidade, no SI sua unidade é o metro por segundo ao quadrado (m/s²).
Há dois tipos de movimentos considerados mais simples: o movimento retilíneo uniforme (MRU) com