Inicio da Era Moderna da Contabilidade
Luca Bartolomeo de Pacioli, foi um monge franciscano e célebre matemático italiano. É considerado o pai da contabilidade moderna.
No ano de 1494 publicado em Veneza sua famosa obra “suma de arithimetica, geometria proportioni et propornalita” (COLEÇÃO DE CONHECIMENTO DE ARITMÉTICA, GEOMETRIA, PROPORÇÃO, E PROPORCIONALIDADE). Pacioli tornou-se famoso devido a um capitulo desse livro que tratava sobre contabilidade, Pacioli foi o primeiro a descrever a contabilidade de dupla entrada conhecido como método veneziano (El modo de vinegia) ou “método das partidas dobradas” considerado como sistema padrão usado em empresas e outras organizações para registrar transações financeiras, ou seja, CRÉDITO E DÉBITO. Destacamos alguns autores que defendem suas idéias como:
1202 – LEONARDO FIBOACCI; que lançou seu livro histórico sobre aritmética o “Liber Abaci” (livro de calculo) que separa a contabilidade antiga da moderna.
1458 – BENEDETTO COTRUGLI; comerciante nascido em DUBROVNIK, Croácia, em 1416. COTRUGLI escreveu em 1458 uns dos primeiros manuscritos com o sistema de partidas dobradas o “Della mercatura et del mercante perfeto” (O mercador perfeito ou fornecedor perfeito), que foi considerado o maais perfeito trabalho sobre práticas comerciais ante de Pacioli..
COMENTÁRIO SOBRE A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE NO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX
GRANDES MESTRES: Com a obra dos renomados escritores FRANCESCO VILLA, FRANCESCO MARCHI e GIUSEPPE CERBONI, a contabilidade deixou de ser usada como método de escrituração e passou a receber uma roupagem cientifica, isso nos medos dos século XIX.
O MAIOR MESTRE: No término desse século surgiu o mais novo e talentoso escritor FÁBIO BESTA, que define a contabilidade como “A Ciência do Controle Econômico das Entidades”. Que nesse mesmo século foi caracterizado grandes progressos, realizações e grandes conhecimentos para uma melhor administração das