Contabilidade atps
A contabilidade é uma ferramenta de gestão indispensável ao administrador, é através dela que será visualizada a saúde financeira da empresa servindo também como norte para tomada de decisões que podem definir o futuro da empresa, é através dela também que são contabilizados os impostos a serem pagos ou restituídos.
A função do administrador e a do contador diferem em muitos aspectos, enquanto o contador fica responsável pelo patrimônio e todas as movimentações que o afetam o administrador desempenha uma função bem mais ampla e complexa, ele é responsável pelas tomadas de decisões e pela condução da empresa no geral, portanto, são funções diferentes porem interdependentes.
A função pública me desperta maior interesse pela estabilidade e metodologia de trabalho, portanto se precisasse escolher uma das áreas de atuação do contador seria essa.
A contabilidade teve início com o pastoreio, o pastor sentia a necessidade de controlar melhor o seu patrimônio, saber se houve um crescimento ou diminuição do número de ovelhas e se o seu rebanho seria maior do que de seu vizinho, estima-se que isso ocorreu por volta de 4.000 a.c.
Como naquela época não existiam números como conhecemos hoje, nem a escrito, o homem resolveu juntar um monte de pedrinhas e separar uma pera para cada ovelha, fazendo com que tivesse maior controle sobre seu rebanho, assim foi o primeiro inventário da história, evidenciando que a contabilidade é tão antiga quanto a civilização, como vista na bíblia no livro de Jó, o mais antigo, fica claro que Jó teria alguma forma de inventário já que descrevia com precisão a quantidade de ovelhas, bois e camelos que tinha. A contabilidade foi ganhando espaço e importância com o passar do tempo, de acordo com a evolução econômica mundial, e foi acompanhando o renascimento por volta do século XIV que a contabilidade se tornou essencial em diversos ramos.
O Frei Luca Pacioli pode ser considerado o pai da contabilidade moderna,