A Historia da Contabilidade
A mais ou menos 3.000AC era iniciada a prática rudimentar da contabilidade pelo homem primitivo, para controlar seus rebanhos e instrumentos de caça e pesca.
Muito tempo depois na antiga Mesopotâmia foi encontrada os primeiros registros contábeis. Com o surgimento de novas civilizações através dos séculos, os egípcios deixaram os primeiros livros contábeis registrados em papiros.
Os gregos aperfeiçoaram os modelos contábeis deixados pelos egípcios, este conceito dcomo gestão da administração pública.
Com a evolução, vieram os Fenícios e com eles a base de troca monetária, simplificando os registros e facilitaram estas trocas.
Já na idade média, com a invasão dos árabes à península ibérica, alguns manuscritos contábeis foram trazidos e acabaram influenciando os comerciantes da Europa , dando inicio a uma nova forma de se controlar os gastos e as vendas .
Surge no período do renascimento considerado o pai da contabilidade o Frad Luca Pacioli que foi matemático,teólogo que entre outras funções ,desenvolveu a teoria das Partidas Dobradas, (usada até os dias de hoje), todo Credito lançado gera um Débito a ser lançado também . A obra de Pacioli foi muito importante para o desenvolvimento de outras obras sobre a contabilidade.
Foi um período muito importante para a contabilidade, pois o aperfeiçoamento foi crescendo conforme a evolução econômica da historia.
Onde surgiram três primeiras escolas de contabilidade:
Escola Lombarda – Chefiada por Francisco Villa
Escola Toscana - Chefiada por Giusepe Cerboni
Escola Veneziana – Chefiada por Fábio Bésta
Em 1809 na Itália já se tinha o inicio da contabilidade em nível universitário , onde a obra de Francisco Vila extrapolou os conceitos tradicionais e implantou o pensamento pratimonialista, dando inicio a fase científica.
Seu discípulo Fábio Bésta foi mais além dos seus ensinamentos e mostrou elementos fundamentais, chegando perto do que é definição de patrimônio, dando inicia a