Contabilidade Moderna
UNIFIMES
CONTABILIDADE MODERNA
Janeiro – 2014
Mineiros – GO
Índice
Introdução______________________________________________________04
A Contabilidade na Idade Moderna___________________________________05
Frei Luca Pacioli_________________________________________________07
Contabilidade no Brasil____________________________________________09
Conclusão______________________________________________________11
Fonte__________________________________________________________12
Introdução
O período moderno foi fase da pré-ciência. Devem ser citados três eventos históricos importantes que ocorreram neste período:
• Em 1453, os turcos tomam Constantinopla, o que fez com que grandes sábios bizantinos emigrassem, principalmente para Itália;
• Em 1492, é descoberta a América e, em 1500, o Brasil, o que representava um enorme potencial de riquezas para alguns países europeus;
• Em 1517, ocorreu a reforma religiosa; os protestantes, perseguidos na Europa, emigram para as Américas, onde se radicaram e iniciaram nova vida.
A Contabilidade tornou-se uma necessidade para se estabelecer o controle das inúmeras riquezas que o Novo Mundo representava.
A introdução da técnica contábil nos negócios privados foi uma contribuição de comerciantes italianos do séc. XIII. Os empréstimos a empresas comerciais e os investimentos em dinheiro determinaram o desenvolvimento de escritas especiais que refletissem os interesses dos credores e investidores e, ao mesmo tempo, fossem úteis aos comerciantes, em suas relações com os consumidores e os empregados.
O aparecimento da obra de Frei Luca Pacioli, contemporâneo de Leonardo da Vinci, que viveu na Toscana, no século XV, marca o início da fase moderna da Contabilidade.
A Contabilidade na Idade Moderna
A Idade Moderna teve início oficial em 1453, com a conquista de Constantinopla pelos turcos. Com o avanço dos turcos no oriente,