Água uma realidade completa - 6º ano
A realidade do problema da água é uma realidade completa de problemas sociais, políticos e econômicos.
Que a água pode acabar no planeta todo mundo já sabe. Mas não por secar apenas, mas sim por estar poluída por nós, imprópria para consumo. Ali na nossa frente sem poder usá-la. Isso tudo é uma realidade negativa, que faz com que o preço da água aumente depois de ao longo da história do homem, ter sido abundante e em muitos lugares de graça longe da comercialização.
Um exemplo desta realidade completa da água, é o projeto na área da Caatinga, precisamente no sul da Bahia, o sertão bahiano. Durante várias décadas, muitas famílas viviam como nômades de um lugar para outro (êxodo rural), para sobreviver, sem água, sem poder plantar e poder cuidar de animais. Muitos foram para a capital Salvador e para São Paulo, mas não se adaptaram. A cidade grande é muito violenta e ficar sem trabalho e sem moradia, passando fome, lá parece maior. Voltar para a sua terra e perto da família é o certo. Mas para isto é preciso ter o apoio do governo.
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), juntos fizeram o projeto "Água para Todos" no sertão da Bahia. Neste projeto, ensinam como armazenar água nas cisternas vinda da irrigação do Rio São Francisco que fica muito distante, através da antiga fazenda Canal do Rio Grande II. Já que acumular água da chuva no sul da Bahia é raro, pois há dificuldades da chuva cair neste lugar durante o ano todo.
Muitas famílias já cultivam mandioca, umbu, laranja, caju, milho, abóbora, banana, feijão, acerola e hortaliças. O projeto começou com fruticultura ao invés de uma agricultura de tamanho muito grande que dependeria das chuvas.
Assim ocorre o assentamento das áreas abandonadas: as famílias se fixam, o município garante para as elas de serem donas definitivas. Todos ganham e o estado que cresce. Diminui a mortalidade e atrai a