Iniciação a pesquisa
Renato Lúcio Mendes Alvarenga
Universidade Estadual de Maringá
Programa de Especialização em Biotecnologia
Disciplina de Introdução a Educação à Distância
Diferentes teorias educacionais já relacionaram o processo de ensino aprendizagem à distância. Dentre as mais variadas teorias, pode-se evidenciar a Teoria Construtivista de Bruner (1990) e a Teoria da Inclusão proposta por Ausubel (1978). No entanto como fundamentando por diferentes autores, a educação à distância pode ser aplicada em uma perspectiva construtivista (Rodríguez e Hansdchuh, 1999; Jonassen, 1996 e Deschênes et. al, 1998). Nesta perspectiva construtivista baseada no uso das distintas tecnologias PIAGET, (1983, apud AXT, 2000), evidencia que o conhecimento não é feito de acordo com uma progressão ou marcha linear mais sim nível a nível onde a cada nível é necessário realizar reconstruções. Essas tecnologias segundo Jonassen (1996) possuem a função de apoiar e aproximar o aluno na modalidade à distância a uma aprendizagem construtivista, através da utilização de ambientes virtuais e diferentes ferramentas tecnológicas. As principais aplicações dessas tecnologias, visando essa perspectiva são a exploração intencional da Internet e os ambientes interativos que através da ação e do trabalho colaborativo, propicia o processo aprendizagem a partir da construção do conhecimento.
Portanto a educação à distância é uma modalidade de ensino que proporciona atender grandes quantidades de alunos de forma mais efetiva que outras modalidades e sem riscos de reduzir a qualidade dos serviços oferecidos por causa da ampliação dos discentes. (NUNES, 1994). A Educação à Distância (EaD) por sua vez, se popularizou devido a facilidade proporcionada pelas redes de computadores.
Bitterncourt (1999) descreve os principais fatores que contribuíram para a formação e o desenvolvimento desta modalidade de ensino. Segundo este autor