Iniciação a Pesquisa Científica
DISCIPLINA: Iniciação a Pesquisa Científica
ALUNO/RA: Márcio Nogueira
ATIVIDADE DE PORTFÓLIO: Conceitos de método e metodologia, e sua importância para a ciência, para a pesquisa e para o aluno universitário.
(Postada em 11/09/2014 e prazo para 01/10/2014)
UNIDADE: Polo de Santo André – SP.
Método científico
A palavra método tem origem grega e significa: Caminho para chegar a um fim. O Discurso sobre o método, publicação do filósofo francês René Descartes, propõe um forma quase matemática para levar a razão humana, a certeza, pois ele considerava a matemática, a ciência que tem por característica a ausência de dúvidas.
Primeiramente, creio que ser metódico é analisar criteriosamente as informações recebidas, examinando sua racionalidade. Descobrir a origem o objeto investigado, ser cético.
Penso que o método é necessariamente organizado, obedece a uma ordem. Divide-se o assunto ordenando as várias partes se necessário, anotando os resultados obtidos, registrando-se as experiências realizadas. É necessário ainda ter prazos de consecução, e perceber se é coerente na totalidade. Ser metódico não deve significar estar preso a um método, em sua trajetória um pesquisador pode, segundo penso vir a abandonar um método e adotar outro.
Metodologia
É o estudo dos métodos. As etapas a seguir num determinado processo. O objetivo da metodologia é analisar e buscar entre os métodos disponíveis, aqueles que sejam indispensáveis para levar a termo o projeto que por ventura iniciarmos.
Além de ser uma disciplina que estuda os métodos, a metodologia é também considerada uma forma de conduzir a pesquisa ou um conjunto de regras para ensino de ciência e arte.
A característica da metodologia científica é ser minuciosa, possibilitar um maior grau de detalhes, rigor e exatidão dos procedimentos adotados no método (caminho) do trabalho de pesquisa. É a explanação do tipo de pesquisa