Fichamento do livro Iniciação à Pesquisa Científica
O livro “Conversas sobre Iniciação à Pesquisa Científica é um esforço de colaborar para a superação de algumas dificuldades iniciais do aluno que pretende elaborar um projeto de pesquisa tendo uma linguagem simples, com material enxuto, didático de fácil acesso e manuseio.
Este livro é dividido em quatro capítulos.
Capítulo I, Projeto de pesquisa: primeiras questões – definição de conceitos como pesquisa e sua estrutura básica, esclarecimentos sobre os termos monografia e sua estrutura básica, dissertação e tese.
Capítulo II, Selecionando o tema para pesquisa – critérios de seleção do tema de pesquisa, organizando sua problemática, a partir de um levantamento inicial que poderá ser realizado mediante pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e também contatos diretos. Também contém sugestões para organizar o material levantado através de fichamento, resumo e resenha.
Capítulo III, Considerações em torno do objeto de pesquisa – elementos que possibilitam a delimitação do problema, a explicação do referencial teórico, elaboração de hipóteses, organização de objetivos e a elaboração da justificativa do problema.
Capítulo IV, Escolhendo o percurso metodológico – tipos de pesquisa, especificação dos sujeitos e do espaço da pesquisa e produção de dados.
CAPÍTULO I – PROJETO DE PESQUISA: PRIMEIRAS QUESTÕES
A exigência de fazer uma pesquisa no final de um curso de graduação ou de pós-graduação geralmente causa, entre os alunos, uma sensação incômoda, tendo a pesquisa como aquele trabalho difícil. Se para o aluno o trabalho parece ser difícil, para o professor também não é tarefa fácil pois ele precisa desconstruir o “fantasma da pesquisa” ou o “pavor da monografia”, desfazendo as pré-noções e os preconceitos criados em torno dessa questão.
O primeiro passo para quebrar essa resistência talvez seja o de criar uma abertura para uma compreensão muito simples: que o