ArtigoRelatoriospesqgraduacaoChristinePeter
5444 palavras
22 páginas
Discussões prático-metodológicas sobre relatórios de Pesquisa no contexto da INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM DIREITO1Christine Oliveira Peter da Silva
Mestre em Direito do Estado pela UnB
Professora de Direito Constitucional do UniCeub
Professora de Metodologia da Pesquisa Jurídica do IDP
1. Introdução: relatórios de pesquisa para a iniciação científica
Este trabalho tem como objetivo apresentar aos alunos de graduação em Direito diretrizes gerais para a produção de projetos e relatórios de pesquisa no contexto da iniciação científica. Sua motivação repousa na ausência de material didático destinado a apresentar, debater e contextualizar as diferenças entre produzir trabalhos científicos durante a graduação e por ocasião de sua conclusão (monografia de conclusão de curso).
Nunca encontrei discussão qualificada, nos livros e periódicos especializados, sobre a produção científica no contexto das disciplinas do curso de Direito, nem no contexto dos projetos de grupos de estudos e pesquisa vinculados à iniciação científica, de forma que apresento estas considerações como ponto de partida para um debate sobre o tema.
Como não poderia deixar de ser, as pretensões desse trabalho são as maiores possíveis, porém não se pode deixar de registrar a certeza de que não há certezas, mas que, por outro lado, também a incerteza não é o caminho para a sabedoria e equilíbrio, de forma que o presente estudo revela um paradoxo e expões a coragem da pretensão da autora.
Para concretizar tal desiderato, vai-se apontar três possíveis tipos de relatório de pesquisa na iniciação científica: a monografia de final de disciplina, relatório de pesquisa de iniciação científica e artigo científico, a partir das concepções apresentadas nos tópicos a seguir.
1.1 Monografia de final de disciplina
É resultante de uma pesquisa bibliográfica sobre tema escolhido pelo professor da disciplina. Tem fins didáticos e seu objetivo principal é familiarizar os alunos com as técnicas de leitura, resumo e