fichamento
São muitas as dificuldades encontradas por estudantes de graduação, e pós-graduação, em meio ao processo de elaboração de trabalhos acadêmico. Visando essas questões levantadas, nada melhores do que sana lás através de uma conversa, sendo essa a proposta do livro Conversa sobre a Iniciação à Pesquisa Cientifica, da autora Elisa Pereira Gonsalves.
O livro se prontifica a esclarecer alguns pontos de dificuldade quando se elabora um projeto de pesquisa em quatro capítulos.
No Capítulo I, Projeto de pesquisa: primeiras noções, ele busca esclarecer a estrutura básica de um projeto de pesquisa, uma noção de estrutura do trabalho monográfico.
Já no Capítulo II, Selecionando o tema da pesquisa, trata sobre os pontos criteriosos para a seleção do tema de uma pesquisa, e sugestões de como é fundamental a organização do material levantado através dos meios de pesquisa como documentos, bibliografias e contatos diretos, montando assim um fichamento, resumo ou resenha.
No Capítulo III, Considerações em torno do objeto de pesquisa, visa apontar elementos que possibilitem a delimitação do problema, a explicação do referencial teórico, a elaboração de hipóteses, a organização dos objetivos e a elaboração de justificativas do problema apresentado.
E finalmente no Capítulo VI, Escolhendo o percurso metodológico, é discorrido os tipos de pesquisas, e as especificações dos sujeitos na pesquisa.
Mediante a isso, o livro pretende de forma resumida, clara e abrangente, facilitar os métodos de elaboração dos trabalhos acadêmicos.
Capítulo I
Projeto de pesquisa: primeiras noções
“Ao optar por um trabalho de pesquisa científica, você se depara com a necessidade de tomar algumas decisões. Por exemplo, você precisa definir o que vai estudar que tipo de abordagem irá fazer que recursos metodológicos irá utilizar.” (GONSALVES, 2003, p.10).
“Para que o projeto seja eficiente, ele precisa ser bem pensado e bem redigido,