Infraestrutura de transporte 1
UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
PROJETO FINAL
INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE I
Filipe Flores
Gabriel Machado
Guilherme Burgel
Victor Cardoso
Yasmim Matos
São Leopoldo, Novembro de 2014
Introdução
A execução deste projeto tem como objetivo facilitar o acesso dos indivíduos do bairro Feitoria (Rua Gisela Schumacher) ao bairro Campestre (Rua Manoel Deodoro da Fonseca) possibilitando que o deslocamento e o congestionamento seja reduzido, de forma a construir uma via de acesso respeitando os limites ambientais, bem como o raio mínimo de curvatura de acordo com a velocidade exigida e a superelevação.
Objetivos Os objetivos deste trabalho são derivados dos estudos realizados durante o semestre, bem como os cálculos a serem apresentados. Serão calculados para quatro curvas circulares os seguintes elementos: Tangente, o desenvolvimento, corda, Grau de curvatura, o raio mínimo, entre outros.
Conclusão
O presente trabalho nos deu conhecimentos básicos e importantíssimos quanto à construção de estradas. Todos os assuntos abordados em sala aula são de extrema importância, fazendo necessário o seu estudo, pois dependem deles a situação de conforto e segurança dos usuários de uma estrada. O estudos de traçado, que tem por objetivos principais: a delimitação dos locais convenientes para a passagem da rodovia, a partir da obtenção de informações básicas a respeito do relevo da região, e a caracterização geométrica desses locais de forma a permitir o desenvolvimento do projeto pretendido. Uma estrada mal projetada seria sinônimo de inúmeros acidentes, que poderiam ser evitados se feito conforme estudos preliminares relacionados nas Diretrizes básicas para a construção de estradas, sempre buscando a alternativa mais econômica e menos impactante ao meio-ambiente.