infra e superestrutura
R: A sociologia gira em torno de dois conceitos importantes que é: A infraestrutura: composta pelos meios de produção, força de trabalho e produção de mercadorias, ou seja, é tudo o que é material e econômico.
A superestrutura: compreende as esferas politicas, jurídicas e religiosas, ou seja, as instituições responsáveis pela produção ideológica (formação das ideias e conceitos) da sociedade.
Segundo a sociologia marxista, a infraestrutura cria a superestrutura, na qual a economia de uma sociedade é organizada e ira influenciar nas ideologias presentes na sociedade.
Citação: Na produção social da própria vida, os homens contraem relações determinadas, necessárias e independentes de sua vontade, relações de produção estas que correspondem a uma etapa determinada de desenvolvimento de suas forças produtivas materiais.
O modo de produção da vida material condiciona o processo em geral da vida social, político e espiritual. Não é a consciência dos homens que determina o seu ser, mas, ao contrário, é o seu ser social que determina sua consciência. Em certa etapa do seu desenvolvimento, as forças produtivas materiais da sociedade entram em contradição com as relações de produção existentes.
Com o período de transição do capitalismo ao socialismo, a Revolução Socialista é uma premissa absolutamente necessária para a passagem do capitalismo ao socialismo. A primeira etapa é a substituição das relações de produção capitalistas pelas socialistas.
A duração do período de transição depende do nível de desenvolvimento das forças produtivas de cada país, da correlação de forças – classe operária- capitalismo, burguesia da situação política em cada momento do grau de socialização dos meios de produção, da situação política internacional.
A revolução Socialista