Perfil ósseo
As principais funções do osso são: mecânica, protetora e metabólica. O osso cortical (camada fina superficial do osso compacto), composto de 80% a 90% de minerais, tem como funções principais a mecânica e a protetora, enquanto o osso trabecular, composto de 15% a 25%, é mais ativo metabolicamente. O tecido ósseo é composto de:
Sais minerais inorgânicos cristalinos, (75% de peso seco). Composto por fosfato de cálcio e carbonato de cálcio. Os minerais estão presentes como uma mistura de cristais de hidroxiapatita, fosfato de cálcio amorfo e outros materiais. Pequenas quantidades de magnésio, sódio, potássio, hidróxido, fluoreto, estrôncio, zinco, cloreto e sulfato também estão presentes.
Matriz orgânica, (25% do peso seco). É formada por fibras de colágeno, com elevado conteúdo de aminoácidos prolina e hidroxiprolina, substâncias básicas (não colagenosas), que incluem liquido extracelular, albumina, mucoproteína, sulfato de condroitina, ácido hialurônico, osteocalcina, lipídios e pequenos peptídeos, além de 1% de citrato.
Os processos de formação e reabsorção óssea são controlados por ações hormonais e processos metabólicos. O osso é formado pela ação de osteócito e osteoclasto, cuja atividade é refletida no nível de fosfatase alcalina do soro.
São necessárias três células do osso para síntese, modelagem e remodelagem do tecido:
Osteoblasto: Células formadoras do osso que derivam células osteoprogenitoras mesenquimatosas e formam uma matriz óssea onde elas ficam aprisionadas como um osteócito.
Osteoclasto: São células gigantes multinucleadas, de origem monocítica, atua na absorção e na remoção do tecido ósseo – lise óssea com finalidade de reparação de uma fratura ou mobilização de íons cálcio – realizadas continuamente, sob o controle do PTH que estimula a secreção de enzimas proteolíticas e ácidos orgânicos (lactato e cítrico), digerem e solubilizam a matriz óssea calcificada, exercem ação oposta ao dos osteoblastos, reabsorvendo a