Trabalho de Contabilidade de Custos
É necessário comentar, inicialmente, sobre o método de custeio antes de tratar, especificamente, sobre o custeio por absorção e o custeio variável. Entende-se que o método de custeio é a forma pela qual os custos são apropriados aos seus portadores finais.
CUSTEIO POR ABSORÇÃO o custeio por absorção se caracteriza pela apropriação de todos os custos do ciclo operacional interno aos portadores finais dos custos. Resulta na apropriação de todos os custos das funções de fabricação, administração e vendas dos bens e serviços produzidos, sejam eles diretos ou indiretos. Segundo Horngren, Foster e Datar (2000, p. 211) custeio por absorção “é o método de custeio de estoque em que todos os custos, variáveis e fixos, são considerados custos inventariáveis. Isto é, o estoque “absorve” todos os custos de fabricação”.Com isso o custeio por absorção e o método de custeio em que são apropriados todos os custos de fabricação, sejam eles diretos ou indiretos, fixos ou variáveis.
CUSTEIO VARIÁVEL
O Custeio Direto/Variável, também denominado Marginal ou Contribuição. Trata apenas os custos variáveis de produção como custo dos produtos, sendo que os fixos e as despesas são tratados como gastos de períodos para fins de resultado. Para Horngren, Foster e Datar (2000, p. 211), custeio variável “é o método de custeio de estoque em que todos os custos de fabricação variáveis são considerados custos inventariáveis. Todos os custos de fabricação fixos são excluídos dos custos inventariáveis: eles são custos do período em que ocorreram”. Com isso O objetivo básico do método de custeio variável e o de custear a produção de forma que possa fornecer a administração informações que possibilitem a tomada de decisão, o planejamento e o controle.
DIFERENÇAS ENTRE O CUSTEIO POR ABSORÇÃO E CUSTEIO VARIÁVEL
Custeio por Absorção
Custeio Variável
Todos os custos de fabricação são considerados como custo do produto.
Apenas os custos variáveis são considerados.
O resultado varia