Trabalho de Contabilidade de Custos
*Adriana Cristina da Silva
**Maisa de Souza Ribeiro
***Rosana C. de M. Grillo Gonçalves
*Graduanda em Ciências Contábeis e-mail: adrics@cirp.usp.br
**Professora Doutora e-mail: maisorib@usp.br
***Professora Doutora e-mail: rosanagg@usp.br
Av. Bandeirantes, 3900 – Campus USP
CEP: 14049-900 Ribeirão Preto – SP Brasil
Resumo
O enfoque deste trabalho é a Contabilidade de Custos nas indústrias calçadistas de
Franca, Brasil. Para cumprir esse propósito, elaborou-se um estudo de caso caracterizando duas empresas de grande porte do setor, com coleta de dados através de questionários.
Avaliou-se a mensuração dos custos no processo produtivo e as peculiaridades de sua aplicação, sendo evidenciadas algumas falhas nos critérios adotados para custeamento dos produtos. Palavras chave: custos, calçados, couro, método de custeio, margem de contribuição. Cruzando Fronteras: Tendencias de Contabilidad Directiva para el Siglo XXI
1 Introdução
O cenário competitivo imposto ao Brasil a partir da década de 90 fez com que as empresas se reestruturassem para garantir sua permanência no mercado. Todavia essa nova realidade foi seguida de várias crises nos diversos setores da economia brasileira.
O caso das indústrias calçadistas da cidade de Franca não foi diferente. Elas passaram por dificuldades e várias empresas faliram devido ao despreparo e deficiência existentes (com destaque para a falta de um sistema de controle de gestão que possua informações financeiras e econômicas confiáveis).
O objetivo deste trabalho é evidenciar a Contabilidade de Custos em duas empresas calçadistas da cidade de Franca, apresentando os critérios para mensuração de custos na área de produção, apontando falhas e sugerindo modificações.
Dividiu-se o trabalho em duas partes. Primeiramente, fez-se uma revisão bibliográfica partindo dos dois principais métodos