Trabalho De Contabilidade De Custos
Avaliação da disciplina
Contabilidade de Custo sobre orientação da professora Sídia Oliveira
Salvador
2015.1
Conceito
Segundo CREPALDI (1998), Custo Padrão é um custo estabelecido pela empresa como meta para os produtos de sua linha de fabricação, levando-se em consideração as características tecnológicas do processo produtivo de cada um, a quantidade e os preços dos insumos necessários para a produção e o respectivo volume desta. O custo-padrão é o custo pré-atribuído, tomado como base para o registro da produção antes da determinação do custo efetivo, isto é, calculado antes mesmo de se iniciar o processo produtivo, com base em estudos, dados de períodos anteriores e por meio de experiências simuladas, levando em conta eventuais deficiências existentes nos materiais e insumos de produção, na mão de obra, etc. O método do custo-padrão tem como função principal fornecer suporte para o controle de custos da empresa, proporcionando um padrão de comportamento para os custos . A empresa pode fixar como padrão, custos para cada produto a ser fabricado.O custo-padrão não precisa ser contabilizado, na maioria dos casos ele é calculado apenas extra contabilmente. Desse modo, torna-se um importante instrumento para a administração avaliar o desempenho da produção, servindo inclusive de base para tomadas de decisões enquanto não se conhece o custo real.
Entretanto, o item 37 da NPC 2 – Pronunciamento do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil - IBRACON nº 2 de 30/04/1999, admite o custo-padrão, desde que ajustado periodicamente, nos seguintes termos:
“Custos-padrão são também aceitáveis se revisados e reajustados periodicamente, sempre que ocorrerem alterações significativas nos custos dos materiais, dos salários, ou no próprio processo de fabricação, de forma a refletir as condições correntes. Na data do balanço, o custo-padrão deve ser ajustado ao real.”
O Parecer Normativo CST 7/1979, exige que se faça o ajuste periódico na