Infra estrutura do estado do rio de janeiro
A Infraestrutura é fundamental para o desenvolvimento econômico. Sem ela, as empresas não conseguem desenvolver adequadamente seus negócios. Quando se apresenta uma infraestrutura pouco desenvolvida, os produtos podem encarecer no mercado interno (prejudicando os consumidores) e também no mercado externo (dificultando as exportações em função da concorrência internacional).
A infraestrutura do Estado do Rio de Janeiro é bem desenvolvida. O estado hoje é um dos maiores em produção energética e o terceiro mais rico, perdendo apenas para São Paulo e Brasília. Possui malha ferroviária inferior ao seu próprio potencial rodoviário. Possui aeroportos, que estão dentre os de maior atividade do país. Possui universidades reconhecidas em todo o país, como a UFF (Universidade Federal Fluminense) e a UFRJ (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro).
Quando se tratando de saneamento básico, distribuição de água e energia o Estado apresenta grandes déficits, tendo a maior parte desses serviços focados apenas a região Metropolitana, onde se encontra sua capital (cidade do Rio de Janeiro) e Região dos Lagos.
A distribuição, o desenvolvimento e a concentração das obras de infraestrutura é o que segue neste trabalho.
A infraestrutura do Estado do Rio de Janeiro
O Estado apresenta várias hidrelétricas, entre as quais a Nilo Peçanha, a do Funil, a da Ilha dos Pombos, a Fontes e a Pereira Passos e a primeira Usina Nuclear do