Introdução a gestão pública
Y
SOCIALES
Y LAS
CONDICIONES MATERIALES
ANÁLISE COMPARATIVA DA
INFRA-ESTRUTURA PÚBLICA OFERTADA NAS
FUTURAS REGIÕES PRODUTORAS DE VEÍCULOS
AUTOMOTORES EM ESTADOS BRASILEIROS
Clézio Saldanha dos Santos*
Resumo
Este trabalho revisa a questão da intervenção estatal na produção da indústria automobilística e analisa a infra-estrutura pública ofertada às montadoras de veículos em Estados brasileiros. A população-alvo foi os Estados e seus Municípios que contiveram projetos aprovados de instalação de montadoras de veículos no período entre 1995 e primeiro semestre de 1997.
Comprovou-se que as regiões, onde se oferecem mais infraestrutura pública e menos incentivos às montadoras de veículos, puderam receber mais produção e investimentos por parte da indústria automobilística.
Palavras-chave
Infra-estrutura Pública, Incentivos e Indústria Automobilística.
* Clézio Saldanha dos Santos é doutorando em administração na
Universidade Federal da Bahia e professor-assistente da Escola de Administração da UFRS.
Pensam. Real. 85
ARTIGOS
Introdução
N
os últimos anos, o Brasil tem sido apontado como uma das economias emergentes, gerando novas perspectivas para o desenvolvimento socioeconômico da América Latina.
O processo competitivo instaurado entre setores da economia entre países latino americanos fez com que se agiliza as negociações e novos acordos intergovernamentais para dinamizar a produção e o comércio nesses países.
Diante da concorrência por maiores segmentos de mercado produtor e consumidor, a indústria automobilística vem expandindo o número de unidades produtoras na região do cone sul, consolidando-se num mercado hiper-competitivo. Conforme estimativa da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), os planos de expansão dos investimentos até o ano 2.000 chegam a 250% maior do que a média dos investimentos realizados entre 1990 e 1995. Esses investimentos, projetados