informática
“http://www.gnu.org/gnu/gnu-history.pt-br.html” “https://docs.google.com/file/d/0B9e1nJ9U5ACjY1RPVWVNMERNY00/edit?pli=1”
Free Software Foundation
O sistema operacional GNU é um sistema de software livre completo, compatível com o Unix. GNU significa (GNU Não é Unix). O projeto GNU não se limita apenas em sistema operacional, visa também em fornecer todo um espectro de software, isso inclui aplicativos. Richard Stallman é um ativista, fundador do movimento software livre, do projeto GNU. Ele é um grande programador, seus maiores feitos incluem Emacs e o GNU Emacs. É também autor da GNU General Public License, a licença livre mais usada no mundo, que consolidou o conceito de copyleft. A Free Software Foundation foi fundada em outubro de 1985, inicialmente para levantar fundos para ajudar a desenvolver o GNU. Ela é uma organização sem fins lucrativos com a missão mundial para promover a liberdade do usuário de computador e para defender os direitos de todos os usuários de software livre.
Por volta de 1991 Linus Torvalds desenvolveu o Linux, um Kernel do tipo Unix, e foi transformado em software livre em 1992. Por “software livre” devemos entender aquele software que respeita a liberdade e senso de comunidade dos usuários. Grosso modo, os usuários possuem a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, alterar o software e etc.
Com essas liberdades, os usuários tanto individualmente quanto coletivamente controlam o programa e o que faz por eles. Assim sendo, “software livre” é uma questão de liberdade, não de preço. Estimativas apontam que dezenas de milhões de pessoas hoje usam sistemas GNU/Linux, tipicamente através de distribuições GNU/Linux.
Atualmente muitas pessoas estão utilizando o software livre, primeiro, por ser gratuito e pela facilidade nas suas funções. Nos dias de hoje está muito mais fácil utilizar um sistema operacional ou qualquer outro software livre, do que antigamente. Um