Informática como ferramenta de apoio à aprendizagem
Introdução
É praticamente impossível imaginar como seria o mundo atual sem o uso da Informática. Sua presença na sociedade moderna é cada vez mais importante e imprescindível em praticamente todos os campos da atividade humana, e uma delas é na Educação.
Na educação, os educadores utilizam recursos computacionais, como apresentações e animações, para tornar as aulas mais interessantes, além de fazerem uso de aplicativos específicos, de modo a estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes. Utilizam, ainda, ferramentas como ambientes virtuais de ensino, fóruns de discussão online, entre outras.
Hoje são oferecidos cursos a distância, através da chamada EaD (Educação a Distância). São curós técnicos, graduação e até pós graduação.
Na pesquisa científica utiliza-se a Informática como suporte para cálculos complexos e demorados, para leitura e processamento automático de dados, para simulação de ambientes, entre outros itens.
A informática lado a lado com a Educação
Com o desenvolvimento tecnológico, professor e aluno veem a necessidade de buscar novos paradigmas de ensino e aprendizagem, com a globalização e a realidade dos computadores cada vez mais presente na vida cotidiana dos professores/alunos, exige o domínio de novas tecnologias de ensino.
Valente (1998) enfatiza que a introdução do computador na escola é uma oportunidade para que novas metodologias sejam introduzidas no ensino a fim de melhorar os resultados do aprendizado da disciplina.
É importante não excluir o modelo de ensino tradicional de aprendizagem, que normalmente é denominado de instrucionismo (tem como característica fundamental basear-se na memorização e ser centrado na figura do professor, ficando para o aluno um papel passivo), mas procura aprimorar conhecimento através de ambientes informatizados, o qual apresenta recursos em consonância com processo de aprendizagem construtivista, e tem como princípio