informações sobre sapos
Na circulação dos anfíbios, o átrio esquerdo recebe sangue oxigenado dos pulmões e o átrio direito recebe sangue venoso da circulação sistêmica geral. O sangue que é oxigenado passa para a circulação geral enquanto o sangue pobre em oxigênio segue pela circulação pulmonar. É importante lembra que, quando o sapo fica submerso, não ocorrem as trocas gasosas nos pulmões, de forma que a pele assume o papel efetor das trocas gasosas. [1]
Ao final da apresentação fizemos algumas perguntas referentes ao assunto abordado aos colegas de turma.
- Diferencie a circulação dupla da simples. Diga qual a diferença na circulação de um animal de sangue quente em relação a um animal de sangue frio.
Circulação simples: O sangue passa uma vez pelo coração (1 ciclo), já na dupla o sangue passa duas vezes (2 ciclos) pelo coração sendo um sangue arterial e outro venoso. Animais de sangue frio possuem uma menor necessidade metabólica em baixas temperaturas.
- Diga qual a vantagem que o polvo tem em relação aos demais moluscos. Porque o polvo tem sangue azul?
Diferentemente dos demais moluscos, o polvo possui um sistema circulatório fechado, com uma maior eficiência do fluxo sanguíneo, favorecendo as trocas gasosas nas brânquias. Sangue azul pois contém cobre na sua composição.
- Em qual das circulações (aberta ou fechada) a circulação é mais rápida e eficiente? Explique sua resposta.
Na circulação fechada, pois o sangue só circula no interior dos vasos, caracteriza-se por maior pressão e velocidade, consequentemente, mais eficiente.
- De que forma o movimento dos jacarés é afetado por ter um coração pequeno em relação ao corpo? Dê um exemplo de animal com