Informações de tis
4
.
Segundo O’Brien, informação “são dados que foram convertidos em um contexto significativo e útil para usuá- rios finais específicos”
5
.
Esses conceitos nos remetem então à seguinte lógica: os dados são submetidos a manipulação, ou seja, a interpretação, análise, avaliação, organização e, finalmente, à compilação de suas características, por meio de um processo chamado processamento de dados, que se concretiza em três etapas distintas:
▪ Entrada – Recebimento dos dados.
▪ Processamento – Realização de cálculos matemáticos, aritméticos e/ou lógicos.
▪ Saída – Nessa etapa, os dados recebem valor e são chamados de resultados do processamento, ou melhor, de i nformação válida para usuários específicos.
Pode-se afirmar que o processo de tomada de decisão empresarial dependerá da qualidade das informações para trazer resultados positivos para a organização, ou seja, quanto maior a qualidade das informações, melhores serão os resultados. Conseqüentemente, se as informações não tiverem qualidade, os resultados não serão satisfatórios. Sistemas de informações gerenciais 18
Portanto, é necessário que se tenha clareza com relação às características que uma informação deve e pode ter para realmente promover a melhoria do desempenho empresarial. Os quadros a seguir apresentam as características que aumentam o valor das informações e os atributos de informações de alta qualidade.
Quadro 1.1 – Características que agregam valor à informação
Característica Definição
Precisão
A informação precisa não contém erro.
Em alguns casos, geram-se informações equivocadas, porque dados