O USO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES E A SEGURANÇA EM TI
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAL
BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
O USO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES E A SEGURANÇA EM TI
FAGNER BISPO DOS SANTOS
Trabalho apresentado no curso de Sistemas de Informação da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial nas disciplinas de Fundamentos de Sistemas de Informação (Prof. Max), Produção Textual (Prof. Mateus), Metodologia do Trabalho Cientifico (Prof. Renaldo), Psicologia (Prof. Fernanda) e Filosofia (Prof. Cristiano), no 1º período, sob a orientação do Professor Max Fraga.
Paripiranga
Maio de 2014
O USO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES E A SEGURANÇA EM TI
O uso das tecnologias tornou-se indispensável para qualquer organização, e elas têm evoluído significativamente nos últimos anos, permitindo aprimorar o funcionamento das mais diversas tarefas do dia-a-dia de cada empresa.
“Todo conhecimento tem uma finalidade. Saber por saber, por mais que se diga em contrário, não passa de um contra-senso” (ALVES p. 48)
Os sistemas de informações nas organizações dão um maior controle sobre as informações que são geradas e, possibilitando um aumento do nível de eficiência da empresa, tornando-a mais competitivas em diversos aspectos. Os sistemas utilizados devem ser alinhados com a organização para que possam fornecer informações importantes para os gestores tomarem decisões importantes com mais segurança.
Um sistema é composto por todos os componentes que recebem, processam e retornam dados que representam as informações. Tipicamente são hardwares, softwares, pessoas, sistemas de comunicação como linhas telefónicas e redes de internet, e os dados propriamente ditos.
As ações executadas basicamente são a introdução dos dados, o processamento dos dados em informação, o armazenamento de dados, e a produção de resultados, tais como relatórios de posição de estoque por exemplo. Segundo Pierre Levy (1993) as técnicas