Informação assimetrica versus teoria da agencia
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da unidade curricular Contabilidade Analítica, leccionada pelo docente António José Monteiro de Oliveira e tem como objectivo relacionar e analisar o impacto dos conceitos de Informação Assimétrica e Teoria da Agência com a Contabilidade de Custos, bem como apresentar alguns exemplos.
Na economia tem-se verificado um maior número de empresas de grandes dimensões que trouxeram consigo o distanciamento entre o dono do capital e da gestão. As empresas geridas por executivos que não são os proprietários do capital sofrem as consequências da chamada Teoria da Agência. Esta situação acentuou a necessidade de informação credível e comparável, atendendo à globalização dos mercados financeiros.
Estes acontecimentos serão relacionados, mais adiante, com a Contabilidade de Custos, que assume uma grande importância, no mundo empresarial, por mensurar diferentes grandezas da empresa, facilitar a tomada de decisões e fazer o controlo de gestão.
1. Informação Assimétrica
1.1. Conceito
A Informação assimétrica é uma característica que impede o funcionamento perfeitamente concorrencial do mercado e ocorre quando dois agentes de um mercado estabelecem entre si uma transacção económica, em que uma das partes envolvidas tem acesso a um maior número de informações relevantes do que outra parte ou quando um dos agentes não consegue descobrir as acções do outro. Cria-se, assim, uma desvantagem óbvia para um dos lados, ou seja, "saber é poder" e quando uma das partes não possui a informação tem de adquiri-la incorrendo em custos. Esta situação é a mais comum na economia pois, de modo algum, se verifica a existência da "informação perfeita", pelo contrário. Segundo Stiglitz (2000) o reconhecimento de que a informação é imperfeita, de que estão envolvidos elevados custos na obtenção de informação, de que as assimetrias de informação são importantes e de que a extensão desta assimetria é