relatorio limnologia
CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA
DISCIPLINA: LIMNLOGIA
PROFESSOR: DR. JEREMIAS PEREIRA
RELATÓRIO-VIAGEM AROAZES
COLETA LIMNOLÓGICA
DISCENTES: FRANCYNARA PONTES JÉSSICA BARBARA KASSYA SALES
TERESINA/SETEMBRO DE 2013
INTRODUÇÃO
A Limnologia é uma ciência multidisciplinar cujo foco de estudo são as águas continentais, tais como lagos, lagoas e riachos. Essa ciência engloba os estudos relacionados aos aspectos químicos, hidrográficos, geológicos e ecológicos destes ambientes aquáticos. Atualmente, a Limnologia tem importância não só científica, mas também pela mediação de problemas Socioeconômicos causados pelos múltiplos usos da água.
O rio pode ser definido como uma corrente natural de água que flui continuamente. Possui um caudal considerável e desemboca no mar, num lago ou em outro rio. As lagoas são porções de água cercada por terra. Os lagos tem a mesma estrutura das lagoas, porém, apresentam um tamanho maior e são considerados depressões naturais, onde suas águas podem ser provenientes de chuvas, de uma nascente local, ou de um curso de água.
Os rios são fontes de um dos recursos naturais indispensáveis aos seres vivos: a água. Além disso, têm grande importância cultural, social, econômica, histórica. Pela cidade de Aroazes passa o Rio Sambito, que no trecho próximo a ponte que dá acesso a cidade, é utilizado principalmente para momentos de lazer. O Rio Sambito desemboca na Represa Mesa de Pedra, localizada em Valença. A poluição dos rios é extremamente preocupante, pois alem de prejudicar os ecossistemas do rio, afetam também o equilíbrio ecológico da represa. Além de alterar a qualidade da água.
As coletas em limnologia são essenciais para pesquisas e controle da qualidade das águas. Essas devem ser feitas com todo cuidado, respeitando as regras para evitar