Apostila Métodos Estatísticos
INSTITUTO DE MATEMÁTICA
DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA
NOTAS DE AULA
MAT236 – MÉTODOS ESTATÍSTICOS
2ª UNIDADE
Elaborada pelas professoras:
Giovana Silva, Lia Moraes,
Rosana Castro e Rosemeire Fiaccone
Revisada em 2010.2
Monitora: Tatiana Felix da Matta
Revisada em 2013.1 pelas professoras:
Gecynalda e Silvia Regina
Revisada em 2014.1 pela professora:
Silvia Regina
5. INTRODUÇÃO
A Estatística constitui-se num conjunto de técnicas e métodos científicos que tratam da coleta, análise e interpretação de informações numéricas, cujo objetivo principal é auxiliar na tomada de decisões ou tirar conclusões em situações de incerteza, a partir de informações numéricas. A Teoria Estatística moderna se divide em dois grandes campos:
•
Estatística Descritiva - consiste num conjunto de métodos que ensinam a reduzir uma quantidade de dados bastante numerosa por um número pequeno de medidas, substitutas e representantes daquela massa de dados.
•
Estatística Indutiva ou Inferência Estatística - consiste em inferir (deduzir ou tirar conclusões a respeito das) propriedades de um universo a partir de uma amostra. O processo de generalização, que é característico do método indutivo, está associado a uma margem de incerteza. A medida da incerteza é tratada mediante técnicas e métodos que se fundamentam na Teoria das Probabilidades.
Na maioria das vezes não podemos investigar o fenômeno que estamos interessados em
estudar em todos os elementos da população por diversos fatores. Para resolver o problema devemos trabalhar com um subconjunto da população, chamado de AMOSTRA. A inferência estatística procura com base nos dados amostrais tirar conclusões sobre a população. Considere o exemplo abaixo para ilustrar as definições dadas.
O esquema a seguir resume as etapas de um trabalho estatístico:
Técnicas de Amostragem
Amostra
População
Análise
Descritiva
Conclusões sobre as características da