Informativa
Ao longo da história, o homem tem precisado tratar e transmitir informações. Como a velocidade de transmissão aumentou muito nos últimos tempos e está aumentando cada vez mais, tornam-se necessárias máquinas e métodos para agilizar também o processamento das mesmas. Com esta finalidade, pensando mais especificamente nos trabalhos rotineiros e repetitivos, surge a Informática como ciência encarregada do estudo e desenvolvimento dessas máquinas e métodos.
Informatica
Conceito: é a ciência que estuda o tratamento automático e racional da informação.
Surgimento
Informática: termo que provém da contração das palavras Informação automática.
A palavra surge, em meados do século XX, da junção de parte de duas outras palavras, processamento da informação por meios automáticos em simples impulsos binários . O meio mais comum da utilização de informática são os computadores que tratam informações de maneira automática.
Origem
Em 1956, o cientista da computação alemão Karl Steinbuch publicou um jornal chamado Informatik: Automatische Informationsverarbeitung ("Informática: processamento automático de informação").
Em 1966, o pesquisador russo Alexander Mikhailov (e colaboradores) chegou a utilizar o conceito "Informatika" relacionado a uma disciplina que estuda, organiza e dissemina a informação científica (ligada a Ciência da Informação). Entretanto, essa definição ficou restrita a antiga URSS e aos países do Bloco comunista.
A palavra portuguesa é derivada do francês informatique, vocábulo criado por Philippe Dreyfus, em 1962, a partir do radical do verbo francês informer, por analogia com mathématique, électronique, etc.
Em português, a palavra informática é formada pela junção das palavras informação + automática. Pode dizer-se que informática é a informática que estuda o processamento automático de informações por meio do computador.
Há uma linha de pensamento que conduz o termo "informática" à