informatica
O QUE É UM FLUXOGRAMA?
Fluxograma é uma representação gráfica de um determinado processo ou fluxo de trabalho, feito geralmente com figuras geométricas normalizadas e as setas unindo essas figuras. Através desta representação gráfica, é possível compreender de forma rápida e fácil, a transição de informações ou documentos entre os elementos que participam no processo em causa.
TIPOS DE FLUXOGRAMAS
Os principais tipos de fluxogramas que o analista de sistemas, pode utilizar são: Fluxograma vertical; Fluxograma parcial ou descrito; Fluxograma global ou de coluna.
FLUXOGRAMA VERTICAL O fluxograma vertical, também, é denominado folha de análise, folha de simplificação do trabalho ou diagrama de processo.
Normalmente, destinado à representação de rotina simples em seu processamento analítico em uma unidade organizacional.
Esse tipo de fluxograma possui quatro vantagens. A primeira consiste em poder sem impresso como formulário padronizado. A segunda consiste na rapidez de preenchimento, pois os símbolos e convenções já se acham impressos. A terceira consiste em maior clareza de apresentação. A quarta, na grande facilidade de leitura por parte dos usuários.
O fluxograma vertical é formado de colunas verticais; em cada coluna são colocados os símbolos convencionais de operação, transporte, arquivamento, demora e inspeção; em outra, a descrição do método atual e por ultimo, aquela em que consta o elemento que executa a operação.
Alguns fluxogramas verticais possuem mais uma coluna, para que sejam anotadas as clássicas perguntas: por quê? Onde? Quando? Quem? O quê? Como? Com o objetivo de fornecer elementos para posterior simplificação do trabalho, por meio de automático levantamento das condições e razões operacionais.
Pela analise do fluxograma vertical, a empresa pode obter melhoramentos que resultam em eliminação, combinação, reclassificação, redistribuição e simplificação dos detalhes. Por essa razão,