informatica na educação
Baseado em diversas pesquisas, ainda há uma grande deficiência na capacitação na formação das professoras entrevistadas estão diretamente ligadas ao não uso ou ao pouco uso das TICs na educação principalmente nas cidades pequenas ou de interior que as TICs são implantadas. Podemos identificar que durante a graduação os professores, não tiveram nenhuma disciplina que as ensinasse a utilizar as TICs e a associá-las aos diferentes conteúdos ou que pelo menos as incentivasse a usá-las dentro das salas de aula hoje em dia.
O Ministério da Educação vem apresentando propostas para promover a inclusão digital na rede pública de ensino com alguns programas como Proinfo, ( Programa Nacional de Informática na Educação) UCA ( Um computador por Aluno) etc. Visando proporcionar uma formação continuada ou até mesmo para incentivar os professores a fazer usos da tecnologia dentro de sala de aula a mídia vem apoiando os professores por meios de canais como TV Escola um canal do MEC que capacita , aperfeiçoa e atualiza educadores da rede publica e particular a integrar as TICs no ensino dentro do âmbito escolar.
O gestor das escolas publica e particulares apontam grande importância da inserção das novas TICs na educação e destacam alguns pontos fundamentais, para que ocorra uma inserção mais adequada e eficaz das novas tecnologias na educação como: “sensibilizar os agentes escolares, preparar o professor, equipar a escola tanto na infraestrutura ambiente como infraestrutura material, ajustar o funcionamento das atividades escolares.
A utilização devidamente planejada e adequada pode viabilizar e favorecer o desenvolvimento e aprendizado do aluno com necessidade educacional especial, e ainda pode contribuir no seu processo de inclusão no contexto da escola regular.
Os professores precisam dotar as sala de aula e os demais espaços pedagógicos de recursos variados, propiciando atividades flexíveis, abrangentes em seus objetivos e conteúdos, nas