Informal
Porque acontece? é o desemprego estrutural (empresas formais ficando menores) e a alta cobrança de impostos e burocracia na hora de atuar legalmente no mercado. Não pagando impostos, é possível oferecer um produto ou serviço a preços inferiores aos do mercado.
Consequências
Este tipo de economia está diretamente ligado com o Produto Interno Bruto do país, pois muitas mercadorias são vendidas e obtidas sem o pagamento dos impostos. Para se ter uma ideia, se tudo no Brasil fosse formalizado, nosso PIB seria 30% maior do que é hoje. Vale também ressaltar que o Brasil é um grande receptor de produtos falsificados vindos de países como o Paraguai e a China. Obviamente, esta importação acontece de maneira informal e traz implicações diretas ao nosso mercado interno.
RECIFE
Um dos grandes incentivadores do comercio informal foi o ex-prefeito do Recife Jarbas Vasconcelos que criou um centro de comércio informal no final da avenida Dantas Barreto, o Camelódromo se consolidou e é, hoje, o principal e mais disputado local de vendas de ambulantes e camelôs.
Atualmente, o Camelódromo não tem mais espaço para novatos, o que faz com que muitos se aglomerem nas calçadas e até pontes em busca de vender produtos que nem sempre são legalmente permitidos, como DVDs e CDs piratas.
PIB
O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam países, estados ou cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc).