Influência de Platão nas obras de Santo Agostinho
1
Resumo
Neste trabalho abordaremos qual foi a influência de Platão, filósofo da Grécia Antiga, nas obras de Aurélio Agostinho, bispo e escritor da Numídia(atual Argélia), considerado pela Igreja Católica e pela Igreja Anglicana como Santo Agostinho.Essa influência será abordada com base em teorias e/ou obras desses dois, definindo qual é a influência nessa ideias, usando como base a comparação dessas teorias.
Palavras Chave: Platão. Santo Agostinho. Teorias. Filosofia. Ideias.
INTRODUÇÃO Antes de começar, deveremos saber qual é a principal ideia de Platão, e no caso, a que mais influenciou Santo Agostinho: A “Teoria das Ideias”, onde há dois mundos: O Inteligível e o Sensível.O mundo Inteligível define o que é perfeito, imutável e real, enquanto o mundo Sensível é a copia do mundo Inteligível, onde tudo é mutável e por se tratar de uma cópia, não representa a verdadeira e perfeita realidade.
Resumindo, o mundo Inteligível é o mundo perfeito e ideal, já o Sensível é uma cópia do Inteligível, assim não podendo representar a realidade e a perfeição do mundo ideal.
Com base nisso poderemos desenvolver qual foi essa influência de Platão nas obras e idéias de Santo Agostinho.
DESENVOLVIMENTO A “Teoria das ideias” de Platão, visa a divisão de dois mundos, onde um deles é o mundo “ideal”, sendo este perfeito e imutável, enquanto outro é apenas o reflexo; a sombra desse mundo ideal, sendo este uma cópia e mutável.
Além disso, Platão tinha uma concepção de um Deus, sendo esse o “Deus do intelecto”, e que Santo Agostinho à modificou.Para Santo Agostinho, Deus está no intelecto e também foi o criado de todas as coisas.
Seguindo a “Teoria das ideias”, Santo Agostinho fez sua própria teoria, onde o mundo Inteligível na verdade é a mente de Deus, e esses mundos foram criados por Deus “do nada” e não de si mesmo, como Platão afirmava.
Ainda seguindo as teorias de Platão, Santo Agostinho