Filosofia
No período medieval a filosofia e as artes eram todas "dominadas" pela Igreja. As sociedades eram feudais, ou seja, viviam fechadas em círculos sociais que se reportavam aos Senhores Feudais e os mesmos ao Clero. Logo, realmente, como disse nosso amigo, Santo Agostinho era a mais expressiva influência. Portanto, toda aquela glória da filosofia grega estava aniquilada e escondida a sete chaves, sob o jugo do Clero. A influência é indireta, através do trabalho de Santo Agostinho que era um grande filósofo. Mas essa minha resposta é filosófica, pois a resposta correta seria dizer que a influência é nula, beleza? Se eu estivesse em uma prova diria que simplesmente não houve influência pois o clero confiscou toda a produção literária e artística da humanidade na Idade Média.
Fonte(s):
Sim, Sócrates e Platão poderiam ser considerados precursores do cristianismo quando já pregavam valores que Jesus reforçou.
Exemplos:
DEUS
Para Sócrates, Deus é uma inteligência onipresente, onisciente, onipotente, absolutamente invisível ao homem. Deriva a prova da existência de Deus da finalidade do mundo. A ordem cósmica (o providencial de acontecer) é obra de um Espírito inteligente e não do acaso
ALMA
Para Platão o homem é a união da alma e do corpo. A alma é a essência do corpo, e tem a natureza das idéias. Alma é o princípio do movimento e da vida, portanto imortal
JUSTIÇA DE DEUS
A justiça engloba todos esses tipos de alma – requisitos essenciais para a harmonia do ser e, por conseguinte, para a felicidade.
Quem pratica uma injustiça deve ser punido e a pena, a expiação, é a purificação (catharsis), ou seja, a libertação do mal anterior.
FRASES DE SÓCRATES/PLATÃO E JESUS
Sócrates e Platão: “É pelos frutos que se reconhece a árvore”.
Esta frase encontra-se textualmente repetida nos Evangelhos;
Sócrates e Platão: “É uma disposição natural, em cada um de nós, aperceber-se bem menos dos