Influencia de Platão em Santo Agostinho
Gilberto Vicente Prandi 1
Resumo
Colocaremos em questão a correlação do trabalho deixado por Platão, nas obras desenvolvidas por Santo Agostinho, e a influência desta na igreja, assim colocando em ênfase a ponte do mundo antigo ao mundo pós-religioso a aceitação de Cristo como filho de Deus pelo imperador romano Constantino I.
Palavras Chave: Pensamentos; cristianismo; filosofia.
INTRODUÇÃO
Platão, célebre seguidor de Sócrates nascido em 427 a.C. , é um pensador e filósofo grego, que teve seus pensamentos particularmente utilizados para difusão e modernização do estilo religioso da época de inicio do cristianismo. Suas ideias e pensamentos, foram usados como gap, sendo assim podemos ter em mente, que mesmo nascendo mais de 400 anos antes de Cristo, seus pensamentos e ideias, são amplamente colocados a prova, sendo por Santo Agostinho implementados de maneira significativa a Igreja cristã, sendo muitas dessas, utilizadas até os dias atuais.
Platão foi implementador fundamental da doutrina de seu mestre Sócrates, que por ter sido condenado a morte 70 anos após seu nascimento, no ano de 399 a.C. não pode continuar seu trabalho.
Já na era d.C. temos Santo Agostinho como pensador principal do período, Santo Agostinho, bispo pela Igreja Católica Apostólica Romana, e canonizado por esta, tem um pensamento, fortemente ligado aos pensamentos platônicos, principalmente no que diz respeito a religiosidade, o que deu a ele a fama como um teólogo e lecionador importantíssimo as igrejas de modo geral, sendo ele venerado não só por sua igreja matricial, tanto por outras como a Ortodoxa, Anglicana, Luterana e Presbiteriana.
DESENVOLVIMENTO
A familiarização de Santo Agostinho com Platão se fortifica em alguns pensamentos deste, a principal delas, e vívida até os dias atuais, não só pela igreja católica, como por outras é “a teoria das ideias”, esta separa um mundo fixável como mundo da realidade (mundo