Santo agostinho - dar a cada um o que é seu
Tópico 01
Platão e o Mundo das ideias.
Dentre todos os diálogos platônicos, aquele que talvez sintetize com mais clareza o ponto central de sua filosofia tenha sido Timeu. Nesta obra, Platão estabelece a famosa diferença entre o mundo sensível (o mundo concreto no qual vivemos) e omundo das ideias — eidos, em grego.
Segundo sua descrição, no início dos tempos, havia apenas as ideias — o Bem, a Verdade, o Humano, etc — até que um ser supremo, chamado Demiurgo, decidiu criar coisas a partir das mesmas. Essa teria sido a origem do mundo e de tudo que há nele (as pessoas, as sociedades, os costumes, e assim por diante).
Santo Agostinho e Platão
Em relação à Platão, Santo Agostinho modificou a noção da teoria das idéias, intensificando que as substâncias da vida surgem de modelos imutáveis e eternos provindos de idéias divinas, e não num mundo a parte como a teoria das idéias que Platão defendia. No sentido religioso defendia que aquele que vive da fé não busca somente o temporal, mas sobretudo os bens eternos futuros.
ASPECTOS HISTÓRICOS RELEVANTES PARA A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO MEDIEVAL
O pensamento cristão exerceu notável influência na filosofia do direito durante a Idade Média. Tal fato é curioso, pois os primeiros cristãos não tinham o foco de suas atenções voltado ao Estado e ao direito dos homens. Pelo contrário, suas preocupações estavam fundamentalmente voltadas ao reino de Deus e à justiça divina.
.
Jesus Cristo ensinou que os seus discípulos deveriam buscar primeiro o reino de Deus e a sua justiça e todas as demais coisas seriam dadas em acréscimo.
.
Considerando que, segundo o fundador do cristianismo, o seu reino não é deste mundo, entende-se a despreocupação dos primeiros cristãos com os assuntos estatais e jurídicos.
Houve, porém, um importante líder do cristianismo primitivo que escreveu uma carta à comunidade cristã de Roma em que abordava o tema da justiça. Essa