Santo Agostinho
PRINCIPAIS CARACTERISTICAS:
Santo Agostinho foi o principal nome da Filosofia PATRÍTICA (Filosofia cristã)
PLATÃO
Agostinho Conheceu o Ceticismo e o Neoplatonismo, movimento inspirado em Platão, marcado por sentimentos religiosos e crenças míticas.
Problemas práticos e morais: Mal: O “mal” é a ausência de Deus, seria algo que não é, pois Deus só criou o bem. “A boa vontade é a obra de Deus, a má vontade é a ausência de Deus”.
Liberdade: Ser livre é servir a Deus, pois o prazer de pecar é a escravidão. Liberdade é a razão de o homem guiar sua vontade. Revisando a criação, Agostinho viu que tudo foi feito pelas mãos de Deus. Sendo assim, a criação não poderia ser ruim. O mau uso dos bens criados desvia a finalidade da criação. O desordeiro da obra divina é considerado o homem com seu livre-arbítrio e liberdade. Graça: A graça é dada à todos indistintamente. Aceitar a graça é uma escolha. Quando se afasta da boa vontade o ser humano ignora a graça de Deus.
A certeza da própria existência espiritual existe:
Verdades eternas: A respeito do tempo e da criação para Agostinho é de que Deus não estaria a fazer nada, pois não havia tempo antes deste ter sido criado por Deus, ficando expresso que o tempo nada mais é do que uma criatura assim como o mundo e todas as coisas. Para o pensador, o tempo e o universo foram criado em conjunto, e Deus estaria fora deste contexto pois ele é eterno e a eternidade não entra no tempo.
Teoria:
Para que se realize o conhecimento intelectual humano, as forças naturais do espírito, é necessária uma particular e direta iluminação de Deus. “Crer para compreender”- A fé revela verdades ao homem. Deus ilumina a razão e torna possível o pensar correto. Vem depois da razão esclarecendo aquilo que a fé já antecipou.
A MORAL:
Cristã: O pensamento de Agostinho foi basilar na orientação