Influência da R. Industrial nas cidades européias
Arquitetura e Urbanismo
Teoria do Urbanismo II
Profa.: Maria Simone Morais Soares
Aluna: Ivelle Cristinne Freitas Dóia
Quais eram os problemas das cidades européias no século XVIII no período da Revolução Industrial? Principalmente em Londres e Paris.
João Pessoa
Agosto de 2013
É no contexto da Revolução Industrial que as cidades europeias sofrem grandes mudanças sociais e tecnológicas, gerando aumento da população, devido ao êxodo rural, onde as grandes cidades passam a ter mais pessoas morando nos centros urbanos do que no campo.
Com esse crescimento populacional houve grandes problemas nas cidades, não havia trabalho para todos, nem habitação, nem comida. A facilidade de mão-de-obra era explorada pelo capitalismo que oferecia salários baixos as consequências eram os desempregos, faltam de moradia adequada (aglomerações em subúrbios), moradores de ruas.
As cidades não estavam estruturamentes preparadas para abrigar essa grande quantidade de habitantes por isso os problemas com a infraestrutura eram sentidos pelas classes mais miseráveis que tinham que conviver com a falta de água encanada, canalização de esgotos, fornecimento de iluminação, falta de pavimentação nas ruas.
Em Londres com o pioneirismo dessa revolução industrial muda completamente nesse período, onde o habitante passa a fazer parte de um aglomerado urbano, imigrantes buscam melhores condições de trabalho na cidade e se deparam com grande cenário de miséria: desempregos, ruas estreitas e irregulares. E Paris caminhava para o mesmo caminho, à medida que Londres e Paris se industrializavam mais a cidade se dividia na supremacia da burguesia sobre os mais pobres.
Referências Bibliográficas:
Site Maia Arquitetura (Disponível em: http://www.maiaarquitetura.com.br/imagens/aulas/13.pdf)
Site Portal São Francisco (Disponível em: