Teoria da contabiliade
1) Em que data pode ser presumida, aproximadamente, a existência de sinais objetivos de relatórios contábeis (inventários)?
R= Alguns historiadores fazem remontar os primeiros sinais objetivos da existência de contas aproximadamente a 2.000 a.C., mas antes disto o homem primitivo já praticava uma forma rudimentar de Contabilidade, quando inventariava o numero de instrumentos de caça, pesca, ao contar seu rebanho e contar suas ânforas de bebidas. Mas é possível localizar os primeiros exemplos completos de Contabilidade seguramente no 3° milênio a.C., na civilização Sumérica e da Babilônia, no Egito e na China . É possível que algumas formas rudimentares de contagem de bens tenham sido realizados talvez por volta do 4° milênio a.C.. A contabilidade teve evolução lenta até o aparecimento da moeda.
2) Qual o grande fator que possibilitou à Contabilidade evoluir para atingir o atual grau de desenvolvimento?
R= O grau de desenvolvimento comercial, social e institucional das sociedades, cidades ou nações, foi gerando o aperfeiçoamento de avaliação da situação patrimonial à medida que suas atividades foram-se desenvolvendo em dimensões e em complexidade, como também, o acompanhamento da evolução do patrimônio líquido das entidades.
3) Apresente algumas razões pelas quais as mais avançadas praças em que se praticou a Contabilidade, na Renascença, foram algumas das cidades Italianas, tais como Pisa, Gênova, Florença, Veneza etc.
R= Estas cidades Italianas e outras da Europa fervilhavam de atividade mercantil, econômica e cultural, com o desenvolvimento de suas atividades tiveram de aperfeiçoar sua forma de avaliação da situação patrimonial, possibilitando um maior campo de estudo e desenvolvimento da teoria contábil. Representavam o que de mais avançado poderia existia na época, em termos de empreendimentos comerciais e industriais incipientes. Inicia-se ai um largo período de domínio da que se chamou Escola Italiana.
4) Quais os motivos da queda