ATPS Teoria da Contabiliade
RECIFE / PE
NOVEMBRO/ 2013
Sumário
Sumário 3
1.0- O OBJETIVO DA CONTABILIDADE: 4
1.1 - Principais usuários e suas necessidades: 8
1.2 - Confiabilidade: 10
2.2 - Semelhança existentes entre uma empresa e uma pessoa, em relação a parte financeira. 16
3.0 - Conceitos: 16
3.1- Ativo 16
5. 0 - Planilha. 24 40
6.11 – Conclusão: 42
1.0 - O OBJETIVO DA CONTABILIDADE:
A contabilidade surgiu pela necessidade de que o ser humano precisava ter informações financeiras e econômicas para melhor acompanhamento de seus negócios. Gradativamente a contabilidade vem se desenvolvendo, sendo uma fonte de informações que objetiva uma visão sistêmica da situação em que a empresa se encontra. Para Sá (2008, p.42) ”A contabilidade é a ciência que estuda os fenômenos patrimoniais, preocupando-se com a realidade, evidências e comportamento dos mesmos, em relação à eficácia funcional das células sociais” e ainda complementa “estabelece os limites, o objeto e a natureza do estudo da ciência contábil”. FRANCO (1997:21) entende que a Contabilidade:
“É a ciência que estuda os fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a classificação, a demonstração expositiva, a análise e a interpretação desses fatos, com o fim de oferecer informações e orientação – necessárias à tomada de decisões – sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial”.
Podemos dizer que a contabilidade é uma técnica de gestão que procura, através dos registros, demonstrarem as mutações ocorridas no patrimônio, e seus resultados, levando em consideração e expondo sempre a realidade da empresa, buscando