Teoria da Contabilidade
TEORIA DAS FUNÇÕES SISTEMÁTICAS DO PATRIMÔNIO AZIENDAL
São Luís de Montes Belos, Maio de 2014.
TEORIA DA CONTABILIADE
TEORIA DAS FUNÇÕES SISTEMÁTICAS DO PATRIMÔNIO AZIENDAL
Trabalho solicitado pela Professora Fernanda Mendes, na disciplina de Teoria da Contabilidade no 5º período de Ciências Contábeis para complementação de nota referente à NII.
São Luís de Montes Belos, Maio de 2014.
“A tarefa não é tanto ver aquilo que ninguém viu, mas pensar o que ninguém ainda pensou sobre aquilo que todo mundo vê.” (Arthur Schopenhauer)
1. INTRODUÇÃO
Desde o surgimento da existência humana a Contabilidade existe, e vem sofrendo mudanças como curso normal do desenvolvimento econômico, político, cultural, social e científico. Este surgimento empírico, como em várias outras ciências, foi o pilar para que se tornasse, uma “ciência social”, aceita como tal desde o início do século XIX. . No Brasil, há também uma contribuição relevante para a História do Pensamento Contábil. Este trabalho pretende apresentar sucintamente os elementos estruturais da Teoria das Funções Sistemáticas, base de sustentação da corrente de pensamento supramencionada e sua potencialidade de contribuição ao desenvolvimento social. Logo em seguida apresentaremos os conceitos básicos da Teoria das Funções, incluindo o significado da teoria em si, as relações lógicas emanadas da mesma, os sistemas de funções preconizados e as relações lógicas para, ao final demonstrar os aspectos positivos desta corrente genuinamente brasileira.
2. CONCEITOS BÁSICOS DA TEORIA DAS FUNÇÕES SISTEMÁTICAS
O desenvolvimento de toda e qualquer teoria demanda