Contabilidade
Os Historiadores refletiam que a contabilidade iria controlar as riquezas do mundo, pois não havia quaisquer tipos de contas ou números, começaram a evoluir do jeito mais primitivo também foram evoluindo a escrita sendo assim como dizia Aristóteles, as ciências contábeis e a contabilidade seria umas das ciências mais importantes e antigas já vista.
Segundo Iudícibus (2000, p.30):
A Contabilidade, seja talvez tão antiga quanto a origem do homo sapiens. Alguns historiadores fazem remontar os primeiros sinais objetivos da existência de contas aproximadamente a 4.000 a.C. Entretanto, antes disso, o homem primitivo, ao inventar o número de instrumentos de caça e pesca disponíveis, ao contar seus rebanhos, ao contar suas ânforas da bebidas, já estava praticando uma forma rudimentar de Contabilidade.
OS PRIMEIROS SINAIS QUE EVIDENCIAM A EXISTÊNCIA DA CONTABILIADE NA ANTIGUIDADE;
Tão importante quanto o conceito da Contabilidade, necessita-se mencionar o caráter evolutivo da Contabilidade ao longo do tempo.
A Contabilidade não surgiu como é vista hoje em dia, trata-se de uma evolução contínua acompanhando as necessidades e exigências do meio empresarial e social, contudo "não sabemos quem inventou a contabilidade. [...]
Sabemos, porém que sistemas de escrituração por partidas dobradas começaram a surgir gradativamente nos séculos XIII e XIV [...] no norte da Itália" (HENDRIKSEN e VAN BREDA, 1999, p.39).
O primeiro a cifrar a contabilidade, ainda na Itália (Veneza), foi um frei franciscano chamado Luca Pacioli, onde, com seu livro "Summa de arithmetica, geométrica, proportioni et proportionalitá", datado de 1494, proporcionou uma enorme difusão da essência contábil.
A Summa era principalmente um tratado de matemática,mas incluía uma seção sobre o sistema de escrituração por partidas dobradas, [...], e apresentava o raciocínio em que se baseavam os lançamentos contábeis (HENDRIKSEN e VAN BREDA, 1999, p.39)
A EVOLUÇÃO DA