Asfalto CBUQ
Pavimentação Rodoviária
Pavimentação com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ)
DEFINIÇÃO
MÉTODO EXECUTIVO
CRITÉRIOS DE CONTROLE
MEDIÇÃO E PAGAMENTO
2
2.03
2.03.13
DOCUMENTOS
de 75 a 150 segundos, Saybolt-Furol (DNER-ME
004).
Recomenda-se, preferencialmente, a viscosidade de 85 a 95 segundos.
A temperatura do ligante deverá estar entre 107 °C e 177 °C.
01. DEFINIÇÃO
Consiste na aplicação na pista de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ).
A mistura será aplicada sobre a superfície imprimada e/ou pintada, de tal maneira que, após a compressão, produza um pavimento flexível com espessura e densidade especificadas em projeto.
A temperatura de aplicação do alcatrão será aquela na qual a viscosidade “Engler” (ASTM D 1665) situa-se em uma faixa de 25 ± 3. A mistura, neste caso, não deverá deixar a usina com temperatura superior a 106 °C.
O concreto betuminoso poderá ser empregado como revestimento, base, regularização ou reforço do pavimento.
O espalhamento será efetuado por vibroacabadoras.
Caso ocorram irregularidades na superfície da camada, as correções serão feitas pela adição manual de concreto betuminoso, sendo esse espalhamento executado por meio de ancinhos e rodos metálicos.
Terminologia
Concreto Betuminoso Usinado a Quente
Mistura executada em usina apropriada, com características específicas, composta de agregado mineral graduado, material de enchimento (filler) e ligante betuminoso, espalhada e comprimida à quente. Na usina, tanto agregados como ligante são previamente aquecidos para depois serem misturados. Imediatamente após a distribuição do concreto betuminoso, será iniciado o processo de rolagem para compressão. A temperatura de rolagem deverá ser a mais elevada que a mistura betuminosa possa suportar, sendo esta temperatura fixada experimentalmente para cada caso.
A temperatura recomendável, para a compressão da mistura, é aquela na qual o