Asfalto Borracha
RESUMO
Este Estudo Dirigido tem como objetivo a anlise do Comportamento em Campo de Concretos Asfálticos com CAP 30-45 e com CAP 50-70 para Revestimentos de Pavimentos e a Aplicação de Asfalto-Borracha na Bahia. Vamos enfatizar os seguintes temas: Asfalto Convencional (CBUQ), Asfalto Borracha (SMA), materiais utilizados na pavimentação asfáltica. Também será mostrados benefícios ambientais adquiridos na escolha de certo tipo de asfalto.
Palavras-chave: Artigos Científicos, Asfalto Convencional (CBUQ), Asfalto Borracha (SMA), Benefícios Ambientais.
1. INTRODUÇÃO
A finalidade de uma rodovia é prover um meio seguro, confortável e econômico para o transporte de pessoas e mercadorias, sendo que a construção de uma estrada abre novos horizontes para o desenvolvimento de uma região e permite a consolidação da economia regional. Com o estudo dos tipos de asfaltos podemos determinar qual o mais acessível e aceitável.
“Num país rodoviarista como o Brasil, que transporta 62% de sua carga e 96% de seus passageiros por estradas, a melhoria do sistema viário é urgente não apenas para quem exerce a atividade do transporte, mas para todos os setores da economia e da sociedade em geral, que dela dependem para alcançar níveis satisfatórios de desenvolvimento. É o Brasil quem perde com a desatenção das autoridades e com a falta de técnicos especializados na área". Presidente da Confederação Nacional dos Transportes, Clésio Andrade (CNT, 2001).
2. CONTEÚDO do desenvolvimento
O estudo dirigido apresentado descreve algumas características especificas do Asfalto, tanto do Asfalto Borracha como o Asfalto Convencional, uma breve explicação do significado de CBUQ e SMA, que são misturas asfálticas utilizadas nos asfaltos em questão.
CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) ou CA (Concreto Asfáltico) – revestimento mais utilizado no Brasil para vias com