Influência da matéria orgânica na conservação do solo.
Influência da matéria orgânica na conservação do solo.
Teresina-Pi
Outubro /2014
Influência da matéria orgânica na conservação do solo.
GRADUANDAS
ALCIONE DE FRANÇA RIBEIRO
ANDRÉA LETÍCIA BRASIL
ROSSANA BORGES
Trabalho apresentado à disciplina
USO E MANEJO DO SOLO E DA AGUA , como requisito parcial de avaliação. Professora
ARTENISA CERQUEIRA RODRIGUES
INTRODUÇÃO
Qualidade do solo é definida como a capacidade de um solo específico em desempenhar funções dentro dos limites de ecossistemas naturais ou manejados para sustentar a produtividade das plantas e dos animais, manter ou melhorar a qualidade da água e do ar e dar suporte à saúde e habitação humanas (Cunha et al. 2011). Geralmente é determinada por um conjunto de atributos físicos, químicos e biológicos, que representam as diferentes características do solo e que influenciam suas diversas funções
(Cunha et al. 2012; Netto et al. 2009).
Geralmente, a qualidade do solo agrícola é vista sob três aspectos: físico, químico e biológico, sendo importantes nas avaliações da extensão da degradação ou melhoria do solo e para identificar a sustentabilidade dos sistemas de manejo.
A redução ou perda da qualidade física do solo pode afetar diretamente espaço poroso do solo, de forma a prejudicar o fornecimento de água e oxigênio, limitando o desenvolvimento das plantas (Lima et al. 2013). Solos com camadas compactadas também possuem uma menor capacidade de infiltração, maior escoamento superficial, maior densidade e menor espaço poroso (Pacheco et al. 2011).
Quando o solo está em um estado de degradação deve-se pensar em recuperação do mesmo, criando condições para aumentar a sua fertilidade, a sua proteção, o aumento das propriedades biológicas, dando condições propícias para o desenvolvimento das plantas e o retorno da produtividade.
O grau de compactação do solo é de fundamental importância, pois as mudanças evidenciadas nos atributos físicos afetam a